DICAS PARA FAZER TEATRO
Não tenha medo;
– não fique envergonhado;
– não fique com receio de amarelar, errar;
– Apenas se preocupe em fazer o melhor para Deus e para que sua obra seja feita;
– Lembre-se, é ficando vermelho e confiando em Deus é que a obra começa;
– Se solte (sem exageros);
– Tente ficar calmo (pode ser por meio de exercícios);
– Tente ficar na situação de seu personagem, bola pra frente;
– Nunca fique de costa para o público, exceto em cenas que exijam;
– Tente falar em alto e bom som, sem gritar ( a não ser que a cena exija); – Nunca fale cabisbaixo, nunca fale rapidamente;
– Tente ser o mais natural possível em suas interpretações;
– Quando fizer algum papel extravagante, não se anime e saia dalí achando que você ainda está interpretando;
– Quando pegar algum roteiro, se for diferente da realidade do local em que será apresentado, tente modificar, fazer alguns ajustes aqui, alí, até que encaixe.
Gostem de teatro (atuar ou participar da produção)
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Tenham tempo para se dedicar aos dias de ensaios.
Depois de feito o convite, divida em 2 Grupos: a Produção (sonorização, iluminação, cenário, figurino, maquilagem) e o Elenco. A Produção é geralmente composta de pessoas que gostam de teatro, mas não de interpretar. Então, elas desejam ajudar na parte de iluminação, sonorização, maquilagem, cenário e figurino. Estabeleça as tarefas para essas pessoas, pois elas serão assistentes diretos do líder. Para escolher o elenco da peça, deve-se levar em consideração os requisitos abaixo. Costumo classificar exatamente nesta ordem.
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Tenham tempo para se dedicar aos dias de ensaios.
Depois de feito o convite, divida em 2 Grupos: a Produção (sonorização, iluminação, cenário, figurino, maquilagem) e o Elenco. A Produção é geralmente composta de pessoas que gostam de teatro, mas não de interpretar. Então, elas desejam ajudar na parte de iluminação, sonorização, maquilagem, cenário e figurino. Estabeleça as tarefas para essas pessoas, pois elas serão assistentes diretos do líder. Para escolher o elenco da peça, deve-se levar em consideração os requisitos abaixo. Costumo classificar exatamente nesta ordem.
Aparência – É extremamente necessária que a aparência da pessoa identifique juntamente ao publico, a imagem que se pretende passar do personagem. Uma pessoa mal escolhida para interpretar um papel pode acabar estragando a montagem por sua aparência não convencer o publico. Ex. Colocar um rapaz muito alto e extremamente magro para fazer um papel de Deus. Vai ironizar o personagem.
Voz – Imagine um jovem que esta mudando de voz, fazendo papel de um homem de 50 anos. Nem pensar. Uma atriz jovem com voz de criança, traz certa desconfiança para o publico. Um rapaz de voz forte pode desempenhar um personagem que tenha que passar credibilidade.
Interpretação – Porque coloquei interpretação em ultimo lugar? Pois bem. De que adiantaria ser um excelente ator/atriz se não possui a aparência ou a voz adequada ao personagem.
Cabe ao líder, definir os papeis de acordo com a aparência e a voz de cada componente. A aparência é tão importante na cena, que o ator pode fazer uma cena sem dizer uma única palavra. Lembre-se: O que aparece no teatro é o “corpo” e a “fala”. Como já dito, a aparência e a voz.
Voz – Imagine um jovem que esta mudando de voz, fazendo papel de um homem de 50 anos. Nem pensar. Uma atriz jovem com voz de criança, traz certa desconfiança para o publico. Um rapaz de voz forte pode desempenhar um personagem que tenha que passar credibilidade.
Interpretação – Porque coloquei interpretação em ultimo lugar? Pois bem. De que adiantaria ser um excelente ator/atriz se não possui a aparência ou a voz adequada ao personagem.
Cabe ao líder, definir os papeis de acordo com a aparência e a voz de cada componente. A aparência é tão importante na cena, que o ator pode fazer uma cena sem dizer uma única palavra. Lembre-se: O que aparece no teatro é o “corpo” e a “fala”. Como já dito, a aparência e a voz.
Começando a Ensaiar
Antes do início do ensaio, orem. Depois do ensaio, também. Estabeleça regras quanto a datas de ensaios e horário e seja rígido. Ensaio serve para elaborar a apresentação da peça, marcar as cenas, entrosar o grupo.
Antes do início do ensaio, orem. Depois do ensaio, também. Estabeleça regras quanto a datas de ensaios e horário e seja rígido. Ensaio serve para elaborar a apresentação da peça, marcar as cenas, entrosar o grupo.
Primeira etapa de ensaio
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Distribua os textos e dê um prazo para estar decorado
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Comece ensaiando somente a voz, a entonação das falas. Sente-se em circulo com o grupo e leiam
o texto do início ao fim. Isso fará com que conheçam a historia a ser apresentada.
Distribua os textos e dê um prazo para estar decorado
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Comece ensaiando somente a voz, a entonação das falas. Sente-se em circulo com o grupo e leiam
o texto do início ao fim. Isso fará com que conheçam a historia a ser apresentada.
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Ensaie cenas isoladas, não precisa ser na ordem em que aparecem no texto.
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Faça os exercícios da Oficina de Dramatização
Segunda etapa de ensaio
Ensaie cenas isoladas, não precisa ser na ordem em que aparecem no texto.
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Faça os exercícios da Oficina de Dramatização
Segunda etapa de ensaio
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Comece a cobrar o texto decorado
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Os componentes que tiverem seus textos decorados, podem começar a terem suas cenas marcadas (movimento e voz).
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A cada erro em cena, faça com que se comece do inicio da cena. Isso fará com que os atores decorem suas falas mais rápido.
Terceira etapa de ensaio
Comece a cobrar o texto decorado
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Os componentes que tiverem seus textos decorados, podem começar a terem suas cenas marcadas (movimento e voz).
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A cada erro em cena, faça com que se comece do inicio da cena. Isso fará com que os atores decorem suas falas mais rápido.
Terceira etapa de ensaio
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Comece a ensaiar as cenas em ordem cronológica. Se houver cenas ainda não prontas, faça os atores repetirem várias vezes depois do ensaio cronológico.
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Não permita que os componentes segurem o texto durante suas cenas nos ensaios. Se for preciso dite as palavras e eles repitam. Se isso não for feito eles vão se prender ao texto e dificultar a marcação das cenas e o bom andamento do companheiro de cena.
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Comece a incluir nos ensaios, cenário, iluminação e sonorização. Isso serve para adaptar os atores a realidade da cena.
Quarta etapa de ensaio
Comece a ensaiar as cenas em ordem cronológica. Se houver cenas ainda não prontas, faça os atores repetirem várias vezes depois do ensaio cronológico.
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Não permita que os componentes segurem o texto durante suas cenas nos ensaios. Se for preciso dite as palavras e eles repitam. Se isso não for feito eles vão se prender ao texto e dificultar a marcação das cenas e o bom andamento do companheiro de cena.
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Comece a incluir nos ensaios, cenário, iluminação e sonorização. Isso serve para adaptar os atores a realidade da cena.
Quarta etapa de ensaio
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Verificar o figurino e o tempo necessário para troca de roupa (caso haja).
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Organizar todo o equipamento necessário para a apresentação.
-Fazer o ensaio geral.
Verificar o figurino e o tempo necessário para troca de roupa (caso haja).
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Organizar todo o equipamento necessário para a apresentação.
-Fazer o ensaio geral.
Marcar as cenas de movimentos é estabelecer: locais de entrada e saída de personagens, posição na cena, movimentos feitos durante a cena. Sentar-se, levantar-se, andar pra frente/trás etc. É expressamente proibido ficar de costas para o publico, a não ser que a marcação de cena exija isso. Quanto mais marcada a cena, mais bonito fica o efeito visto pelo público.
Marcação de voz – É proibido falar com a cabeça baixa, falar pro chão ou falar rápido demais o texto.
Nunca esqueça "Faça tudo para a Glória de DEUS"
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